2/09/2025 4:55 pm

Juventudes do MIQCB marcam presença no Encontro Norte-Nordeste da Rede de Confluência Periférica em São Luís

Entre os dias 29 e 31 de agosto, São Luís (MA) foi recebeu o Encontro Norte-Nordeste da Rede de Confluência Periférica, promovido pelo PerifaConnection. A atividade reuniu jovens lideranças, ativistas e coletivos de diferentes regiões do país para debater cultura, política e clima a partir da perspectiva das periferias brasileiras.

O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) teve participação destacada, levando sua juventude e coordenação para somar reflexões sobre resistência, memória e futuro dos territórios.

A programação percorreu territórios de grande relevância histórica e cultural para o povo negro e periférico da capital maranhense: o Quilombo Urbano Liberdade (maior quilombo urbano do Brasil), o Coroadinho (8ª maior favela do país), o Centro Histórico de São Luís, além de espaços simbólicos como a Casa das Pretas, o Boi de Leonardo, o Novo Quilombo e a Casa do Tambor de Crioula.

Esses espaços de memória e resistência foram também palco para que as juventudes, principalmente as do MIQCB, compartilhassem suas experiências.

“Esses três dias de encontro com a juventude da Rede Perifa Connection foram extremamente significativos e inspiradores para mim. Ver que existem outros jovens comprometidos com a luta e com os mesmos ideais me proporcionou uma renovada energia e motivação para continuar. A oportunidade de ouvir os relatos e conhecer cada participante foi fundamental para mim”, relatou Guilherme Araújo, jovem do MIQCB.

Vozes e conexões da juventude

O encontro foi construído e organizado pela própria juventude, demonstrando a potência de uma geração que se coloca no centro das decisões políticas e culturais.

“Conhecemos outros jovens negros, que reconhecem seu espaço. Todo o evento foi organizado por jovens, mostrando seu potencial e sua capacidade. Estar no Quilombo da Liberdade, conhecer e ouvir as manifestações culturais foi muito impactante pra mim. Ver mulheres e jovens no Boi Leonardo, sentir essa união, foi uma experiência enriquecedora e muito importante”, destacou Jerônima Morais, jovem quebradeira de coco babaçu do território Camaputiua, em Cajari (MA).

Para o MIQCB, a presença nesse espaço reafirma o protagonismo da juventude no movimento.

“Enquanto secretária de juventude, posso dizer que participar do encontro foi muito fortalecedor. Estar com jovens de diferentes estados, todos lutando pelo mesmo objetivo de garantir políticas públicas em seus territórios, nos inspira e nos une ainda mais. Esse momento foi fundamental para a construção e o fortalecimento de reivindicações que são essenciais para as periferias onde esses jovens vivem”, frisou Maria José, coordenadora Executiva do Miqcb Regional Imperatriz e Secretária de Juventude do Movimento.

Tivemos trocas muito ricas, especialmente quando os mais velhos compartilharam suas histórias com os mais novos, passando adiante uma cultura que é exercida e preservada nos territórios. Foi também um espaço de reafirmação das lutas por direitos, sobretudo no que diz respeito à diversidade. No geral, foi uma experiência muito marcante e transformadora”, Concluiu, Maria José.

As falas e vivências no encontro mostraram que as juventudes não apenas ocupam espaços, mas também constroem agendas coletivas para o futuro.

“Ver as juventudes do MIQCB ocupando rodas de conversas, GT de trabalhos, debates em territórios como o do Quilombo Liberdade é muito simbólico. É a demonstração de que nossos jovens têm voz e força. Esse encontro deixa uma certeza: estamos tecendo alianças poderosas entre periferias e territórios tradicionais, construindo uma agenda de juventude que debate o Bem Viver a partir de seus territórios. Estar no encontro do Perifa nos possibilitou reenergizar e ver a diversidade de juventudes que estão a frente dos debates sobre clima, racismo ambiental e justiça climática., ressaltou Carla Pinheiro, assessora de juventude do MIQCB.

Com sua participação ativa, o MIQCB reforçou a centralidade das quebradeiras de coco babaçu na luta por justiça social, preservação dos territórios e fortalecimento da juventude. A experiência em São Luís representou um marco de confluência entre movimentos populares, reafirmando que a defesa do meio ambiente, do clima e da cultura caminha lado a lado com a resistência das periferias brasileiras.

marca do MIQCB

MIQCB

MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

REDES SOCIAIS

LOCALIZAÇÃO

Rua da Palma, nº. 489 - Centro Histórico

São Luís - Maranhão

CEP: 65010-440

CONTATO

Fone: (98) 3268-3357

E-mailmiqcb@miqcb.org.br

Webmail