Nesta terça-feira (21), o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) participou do seminário promovido pela Misereor com suas organizações parceiras no Maranhão. O encontro foi realizado no Sindicato dos Bancários, em São Luís (MA), e reuniu representantes de diversos movimentos sociais para dialogar sobre desafios comuns, sinergias e a atuação da Misereor no estado, a partir de uma perspectiva decolonial.
O seminário teve como principal objetivo aprofundar o alinhamento entre as nove organizações apoiadas pela Misereor no Maranhão, que atuam em áreas como defesa dos direitos humanos, justiça ambiental, agroecologia, incidência política e fortalecimento dos territórios. Ao promover o encontro, a Misereor buscou ampliar o sentimento de unidade e a articulação entre as entidades parceiras, fomentando o trabalho em rede e o planejamento coletivo.
“A Misereor apoia trabalhos sociais em todo o Brasil, e aqui no Maranhão estamos ao lado de nove organizações, entre pastorais sociais e ONGs. Este seminário foi pensado justamente para fortalecer a unidade entre essas organizações apoiadas. Nosso objetivo é ampliar os impactos positivos já alcançados por meio da parceria. E isso só é possível quando conseguimos identificar prioridades em comum, alinhar objetivos e trabalhar de forma conjunta para potencializar nossas ações e seus resultados”, afirmou Almute Heider, representante da Misereor.
Durante a programação, foram realizados debates sobre a conjuntura política, o conceito de decolonialidade na cooperação internacional e a construção coletiva de propostas voltadas à atuação da Misereor e do Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais (CAIS).
Participação do MIQCB
O MIQCB foi representado pela vice-coordenadora geral, Maria Ednalva Ribeiro, e pelas assessoras Luciene Dias Figueiredo (coordenadora técnica) e Sandra Regina (assessoria de projetos), que durante a atividade conduziu o debate sobre a conjuntura política. Desde 2020, a Misereor é uma parceira estratégica do movimento, apoiando ações de fortalecimento da economia das mulheres, agroecologia e fortalecimento institucional.
“Participar deste seminário promovido pela Misereor foi uma experiência enriquecedora. O encontro proporcionou um espaço de diálogo e reflexão sobre os desafios enfrentados pelas quebradeiras de coco babaçu e por outras entidades parceiras. Foi um momento formativo, de fortalecimento mútuo e de troca entre instituições que compartilham lutas comuns. Iniciativas como essa nos fortalecem e renovam nossa disposição para seguir na luta”, destacou Maria Ednalva.
Durante os trabalhos em grupo, os participantes identificaram quatro grandes desafios comuns enfrentados pelas organizações. A partir dessa análise, foram debatidas estratégias já utilizadas, alternativas para torná-las mais efetivas e novas ações que possam ser implementadas de forma articulada. Também foram sistematizadas demandas coletivas voltadas diretamente à Misereor e ao CAIS, com foco em potencializar o impacto das ações desenvolvidas no estado.
“Muitas vezes realizamos ações semelhantes de forma isolada, mas, se unirmos nossos esforços, teremos resultados maiores e mais eficazes. Acreditamos que o trabalho em rede é fundamental para o fortalecimento das organizações e das lutas que travamos coletivamente”, reforçou, Lucinete Machado, da Cáritas.
Sobre a Misereor
A Misereor é uma organização da Igreja Católica da Alemanha que atua no apoio a projetos sociais em diversas partes do mundo, especialmente na América Latina, África e Ásia. Seu trabalho é guiado por princípios de justiça social, solidariedade e compromisso com a transformação estrutural das causas da pobreza. No Brasil, a organização apoia iniciativas voltadas à defesa dos direitos humanos, da democracia e do meio ambiente, em estreita parceria com a sociedade civil organizada.
Organizações participantes – Além do MIQCB, participaram do seminário:
A atividade contou ainda com a presença de Adriano Martins (CAIS) e Claudia Fix, representante do escritório da Misereor no Brasil.
O seminário foi um marco para reafirmar o compromisso coletivo das organizações com a justiça social e ambiental no Maranhão. A partir dos diálogos e propostas construídas, as entidades pretendem fortalecer suas ações articuladas e aprofundar a parceria com a Misereor na defesa dos territórios e dos direitos dos povos tradicionais.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por Cloud Services