A quebradeira de coco e diretora-tesoureira da Cooperativa Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (CIMQCB), Rosa Gregória, está participando da Oficina SocioBio Vale Mais: Políticas Públicas de Valorização dos Produtos da Sociobiodiversidade no Maranhão. O evento, que teve início nesta segunda-feira (24) e segue até quarta-feira (26), acontece no Hotel Veleiros, na Ponta D’Areia, em São Luís.
Com o objetivo principal de debater e atualizar as mudanças da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPMBio) para 2025, a oficina busca promover um diálogo institucional com os beneficiários da política e construir soluções para valorizar os produtos da sociobiodiversidade. O encontro dá destaque especial às quebradeiras de coco babaçu, fundamentais na economia sustentável e guardiãs das Florestas de Babaçu.
A programação incluiu a devolutiva sobre as subvenções de 2023 e 2024, além da apresentação das principais mudanças na PGPMBio, que incluem cortes na verba destinada à execução da política. Também foram promovidos debates técnicos sobre a produtividade e o volume comercializado da amêndoa de babaçu. Outro ponto relevante foi a roda de diálogo entre as representações das quebradeiras de coco babaçu, abordando diversos aspectos do processo de comercialização, como a utilização do sistema, emissão de nota fiscal, subvenção por bônus fixo e limites anuais.
“É fundamental garantir que o coco babaçu seja devidamente incluído e valorizado na PGPMBio, pois essa política possibilita que as quebradeiras de coco tenham uma remuneração mais justa pelo seu trabalho. O diálogo com os órgãos responsáveis é essencial para que essa política seja executada com responsabilidade com as famílias que vivem do extrativismo da sociobiodiversidade”, destacou Rosa Gregória durante o evento.
A oficina reúne representantes de movimentos sociais, sindicatos rurais, organizações de assessoria e poder público, consolidando um espaço essencial para o fortalecimento do diálogo institucional e a criação de estratégias que assegurem a valorização dos produtos da sociobiodiversidade.
A realização do evento é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Cooperação Internacional Alemã (GIZ), demonstrando a importância da articulação entre diferentes atores para garantir o fortalecimento das políticas públicas voltadas para os povos da floresta e suas cadeias produtivas.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por Cloud Services