Nesta quarta-feira (4), no auditório da OAB, ocorreu a posse do novo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Imperatriz, que atuará no triênio 2025-2028. Além da posse, foi realizada a primeira reunião do colegiado, que conta com representantes do poder público e da sociedade civil para discutir, propor e acompanhar ações e projetos em defesa dos direitos das mulheres.
O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) está representado por Zenilde dos Santos Silva, quebradeira de coco e conselheira titular, e por Maria José Silva, coordenadora executiva da Regional Imperatriz, como suplente. A presença de representantes do MIQCB reforça a importância de incluir as mulheres quebradeiras de coco na formulação e no monitoramento das políticas públicas de gênero no município.
Durante a reunião, foi destacado que o CMDM de Imperatriz é o único no Brasil a aprovar, 18 anos após a promulgação da Lei Maria da Penha, a criação de um centro de responsabilização para autores de violência contra a mulher. Além disso, Imperatriz conta com a primeira Vara da Mulher do Norte e Nordeste, demonstrando avanços significativos no combate à violência de gênero.
Representando o MIQCB, Maria José Silva ressaltou a importância de o conselho atuar com sensibilidade e escuta ativa para que as políticas públicas sejam de fato efetivas:
“Esperamos que essa nova gestão do CMDM seja propositiva, democrática e, acima de tudo, comprometida com a escuta ativa das mulheres. Nosso objetivo é garantir que as políticas públicas e os direitos das mulheres, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade, sejam respeitados e efetivados”, afirmou.
Com a nova composição, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher reforça o compromisso de ampliar o diálogo com a sociedade civil e de colaborar na construção de políticas eficazes para proteger e valorizar as mulheres de Imperatriz. Entre as empossadas, também estão a secretária de Políticas para a Mulher, Liana Melo, e a secretária-adjunta da pasta, Marita Ventura, que reafirmaram o compromisso de trabalhar em conjunto para fortalecer as iniciativas de enfrentamento à violência e promoção da igualdade de gênero na cidade.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por Cloud Services