A Regional MIQCB – Piauí participou de uma reunião na última terça-feira (18/04) na Comunidade Quilombola Olho d’Agua dos Negros, em Esperantina – PI.
Durante a reunião, que recebeu mais de 60 mulheres quebradeiras de coco, de 13 Comunidades da região de Esperantina, São João do Arraial, Luzilândia, Barras, Joca Marques e Campo Largo. Durante o encontro, foram relatadas várias ameaças sofridas pelas mulheres que coletam o coco babaçu na região. Muitos são os obstáculos que impedem o acesso aos babaçuais: as mulheres no estado do Piauí enfrentam ameaças dos proprietários das terras onde se localizam os babaçuais. São ameaças de morte, queimadas e envenenamento das palmeiras e coco preso.
De acordo com a assessora técnica do escritório central do MIQCB, “Os dados são assustadores. Ouvimos as mulheres ameaçadas na região do Piauí, temos em média 7.000 mil mulheres ameaçadas, pelo simples fato de estarem lutando e querendo o que são delas de direito.”
A região de Esperantina, rica em cocais, tem seu produto natural coletado pelas quebradeiras de coco há mais de 300 anos, atividade que perpassa as gerações.
MIQCB
MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU
REDES SOCIAIS
LOCALIZAÇÃO
2025 - Todos os direitos reservados - Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - Desenvolvido por Cloud Services