27/05/2025 1:25 pm

Saberes e Sustentabilidade: quebradeiras de coco compartilham experiências durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Matinha (MA)

Nesta segunda-feira, 26 de maio, o município de Matinha (MA) sediou o evento “Saberes e Sustentabilidade: Tecnologias Tradicionais e Sustentáveis para a Valorização dos Biomas”, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA), na Escola Aniceto Mariano (Centro Educa Mais). A atividade integrou a programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que em 2024 teve como tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”.

A proposta do evento foi fortalecer o diálogo entre os saberes populares e os saberes escolares, valorizando a biodiversidade brasileira e as tecnologias tradicionais como ferramentas essenciais para um futuro sustentável.

A programação contou com a participação especial de lideranças do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e da Cooperativa Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (CIMQCB), Regional Baixada Maranhense. Estiveram presentes na mesa de diálogo: Maria do Rosário, quebradeira de coco e liderança comunitária; Maria da Glória, diretora da CIMQCB; e Nataliene Borges, assessora do MIQCB.

Também participaram da atividade Larissa (assessora da CIMQCB), a jovem comunicadora popular Melissa, e as companheiras Dulciene, Larlene, Maria Antônia e Maria Raimunda, além de estudantes e educadores da comunidade escolar.

Durante a mesa, as convidadas compartilharam suas trajetórias e destacaram a luta das quebradeiras de coco pela preservação dos babaçuais, autonomia econômica das mulheres e seus direitos territoriais.

“O babaçu é nossa vida, nossa luta e também nosso sustento. Quando a gente fala da Lei do Babaçu Livre, estamos falando de dignidade, de respeito ao nosso modo de viver e de preservar a natureza como aprendemos com nossas mães e avós”, afirmou Maria da Glória, diretora da CIMQCB.

Nataliene Borges trouxe reflexões sobre os desafios enfrentados diariamente pelas mulheres nos territórios, especialmente com o avanço do agronegócio e da grilagem de terras.

“A escola é um espaço muito importante para valorizar o que vem da comunidade. Estar aqui, trocando saberes com os alunos e alunas, é uma forma de fortalecer a identidade da nossa juventude e mostrar que os saberes tradicionais também são ciência”, destacou Maria do Rosário, quebradeira de coco do Quilombo Bom Jesus.

O evento também contou com a entrega de kits produzidos pelas mulheres da comunidade – com cofinho de palha, azeite de babaçu, biscoitos e informativo do Movimento – além da comercialização de produtos e uma rica degustação de bolo, pudim, mingau de mesocarpo e biscoitos artesanais.

O momento foi encerrado com partilhas, diálogos e o fortalecimento da integração entre os saberes escolares e os saberes dos povos do campo, reforçando o protagonismo das quebradeiras de coco na construção de um Brasil mais justo e sustentável.

marca do MIQCB

MIQCB

MOVIMENTO INTERESTADUAL DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

REDES SOCIAIS

LOCALIZAÇÃO

Rua da Palma, nº. 489 - Centro Histórico

São Luís - Maranhão

CEP: 65010-440

CONTATO

Fone: (98) 3268-3357

E-mailmiqcb@miqcb.org.br

Webmail